NOTA DE ESCALRECIMENTO - SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

Publicado em: 25/09/2023 11:26

A Prefeitura de Sacramento, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), vem a público, no uso de suas atribuições, fornecer transparência de suas ações voltadas para a proteção, identificação e controle populacional de animais, no exercício de 2023:

1 – SUBVENÇÃO APAS: No corrente ano de 2023, a Prefeitura transferiu para a associação Amigos Protetores dos Animais de Sacramento (APAS) o valor de R$20.400,00 (vinte mil e quatrocentos reais), em conformidade com o TERMO DE FOMENTO N° 011/2023 entre as partes. Posteriormente, realizou nova transferência no valor de R$6.120,00 (seis mil, cento e vinte reais), conforme TERMO ADITIVO.

2 – MUTIRÃO DE CASTRAÇÃO MPMG: Foi realizado, no mês de julho, o 5° Mutirão de Castração, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), no qual foram doadas 150 (cento e cinquenta) castrações, microchips, tatuagens, medicações e roupas pós-cirúrgica. O MPMG também forneceu um recurso no valor de R$10.000,00 (dez mil reais) para custear as despesas com alimentação e estadia dos veterinários, além de eventuais intercorrências com os animais castrados.

3 – VEÍCULO MPMG: No mês de maio, o Ministério Público concedeu um veículo 0km no valor de R$110.000,00 (cento e dez mil reais), para ser usado pela SEMMA no transporte de animais.

4 – CLÍNICAS e HOTEL PET: De janeiro deste ano até o momento presente, a Prefeitura efetuou o pagamento de R$85.792,00 (oitenta e cinco mil, setecentos e noventa e dois reais) para a realização de castrações, medicações, atendimentos, tratamentos, cirurgias e internações de cães e gatos nas clínicas veterinárias credenciadas; além de R$3.360,00 (três mil, trezentos e sessenta reais) para a estadia de animais em situação de rua que precisaram de atendimento de emergência

- Vet Mais Clínica Veterinária e Produção Animal

- Amigo Pet Clínica Veterinária e Pet Shop

- Agrolina

- Bichos e Mimos

- Espaço Vet

- Hotel para animais “Morada dos Bichos”

5 – CAMPANHA DE ADOÇÃO: SEMMA e Departamento de Comunicação da Prefeitura desenvolveram o projeto on-line “FEIRA DE ADOÇÃO RESPONSÁVEL”, em busca de acolhimento para cães e gatos em situação de abandono.

6 – EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Ao longo do ano, são realizadas campanhas educativas nos canais oficiais da Prefeitura, nas escolas e nos mutirões de castração, buscando a sensibilização para a posse responsável e combate aos maus tratos.

Temos a informar ainda que, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente se empenha, no limite dos seus recursos, em atender as solicitações de toda a população sacramentana nas questões que envolvem o cuidado com cães e gatos e, para tanto, disponibiliza os seguintes meios de comunicação:

- Telefone da Secretaria Municipal de Meio Ambiente: (34) 3351-1755

- @prefeituradesacramento no Instagram e Facebook

- Cadastro de castração e solicitação de atendimento, realizados por intermédio da APAS e de protetores de animais independentes

Por fim, a Administração Municipal esclarece que tem buscado compatibilizar a destinação das contas públicas a todos os interesses sociais. Em que pese essa ressalva, a SEMMA reafirma o compromisso na busca por recursos para a realização de novos mutirões de castração voltados para cães e gatos da área urbana e rural, bem como para a compra de ração destinada a animais em situação de rua.