Governo Municipal de Sacramento restaura Estação Ferroviária do Cipó

Publicado em: 04/10/2023 15:51

A Prefeitura Municipal de Sacramento promoveu, nesta terça-feira (3), uma cerimônia para inaugurar a restauração da Estação Ferroviária do Cipó “Antônio Florentino da Motta”, nomeada em homenagem ao cidadão que esteve à frente da estação por cerca de 30 anos.

Inaugurada em 1889 pela Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, a Estação Ferroviária do Cipó se tornou um importante marco para o desenvolvimento econômico e cultural de Sacramento e região.

Em 1975, a estação foi desativada e atualmente é tombada como patrimônio cultural ferroviário, sob responsabilidade da Administração Municipal. No local, além da restauração total da arquitetura, foi implantado um museu com as memórias da Antiga Estação Ferroviária do Cipó, um anfiteatro para eventos e um estabelecimento comercial em contrato de licitação.

Participaram da cerimônia de inauguração: prefeito Wesley De Santi de Melo, acompanhado da primeira-dama Maria Teresa Abrate Melo; vice-prefeito Osmar Trevisan Junior e sua esposa Maria Clara Devós Trevisan; vereadores Gregório Pinheiro, Márcio Luiz de Freitas (Marzola), Carlos Rodrigues (Bananal), Dr. Pedro Teodoro, Dr. Talhys Andrey, Ieda Rezende, Professora Leia e Sargento Edna; familiares do homenageado, representados na mesa de honra por seu filho Florentino Antônio Motta; além de secretários municipais e convidados.