SES-MG alerta sobre incidência de febre amarela e reforça a importância da vacinação

 

Publicado em: 16/02/2022 10:23

Whatsapp

 

SES-MG alerta sobre incidência de febre amarela e reforça a importância da vacinação

A vacina contra a febre amarela é segura e considerada a medida mais eficaz para evitar casos graves e mortes pela doença

A febre amarela é uma doença viral aguda, transmitida ao homem e a primatas não humanos (macacos), por meio da picada de mosquitos infectados. A doença possui dois ciclos de transmissão: silvestre e urbano. Em áreas rurais, os principais vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes. Já nas cidades, o vetor do vírus é transmitido pelo Aedes aegypti (que também transmite a Dengue).

De acordo com a Secretaria do Estado de Saúde (SES-MG), a maior frequência da febre amarela ocorre entre os meses de dezembro e maio, período com maior índice de chuvas, quando aumenta a proliferação dos mosquitos.

Mas fique ligado! Ao contrário do que se pensa, os macacos não transmitem a febre amarela. Assim como os humanos, eles são infectados pelos mosquitos e acabam adoecendo da mesma forma, servindo de alerta em regiões onde o vírus da doença está circulando.

É importante destacar que a vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da febre amarela e ela está disponível gratuitamente pelo SUS. Depois de imunizado, o indivíduo está protegido por toda vida. No entanto, aqueles que receberam uma dose da vacina antes de completar (5) cinco anos, devem tomar uma dose de reforço, independentemente da idade que tiver.

Procure sua Unidade de Saúde para colocar seu cartão de vacinas em dia. A vacinação é segura e recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Saiba mais sobre a doença e a vacina em: https://www.saude.mg.gov.br/febreamarela