Governador Zema anuncia recurso de cerca de R$ 100 mihões para a Saúde do Triângulo Mineiro

Publicado em: 18/02/2022 14:38 | Fonte/Agência: Agência Minas

Valor será aplicado em cuidados primários, cirurgias eletivas, compra de equipamentos, abertura de leitos e construção de duas UBS.

Nesta quinta-feira (17), o prefeito Wesley De Santi de Melo e presidente da AMVALE – Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande, participou de uma conferência com o governador Romeu Zema, no anfiteatro da Prefeitura Municipal de Uberaba. O encontro, que contou com a presença de prefeitos, vereadores e autoridades da região, teve como objetivo o anuncio de R$ 96,8 milhões em investimentos para a Saúde do Triangulo Mineiro.

A verba destinada pela Secretaria de Estado de Saúde será aplicada no fortalecimento dos cuidados primários; realização de cirurgias eletivas; compra de equipamentos hospitalares e de veículos para transporte de pacientes; abertura de leitos; e construção de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), em Patrocínio e Santa Vitória.

Do montante anunciado nesta quinta-feira, R$ 11,5 milhões devem ser destinados a atender a demanda por cirurgias eletivas de 50 hospitais da região, através do Programa Opera Minas. Entre essas cirurgias, adiadas em decorrência da pandemia, estão: intervenções ortopédicas, ginecológicas, cardiovasculares, cirurgias de pele, e outras.

O governador Romeu Zema explicou que esses recursos já vêm sendo disponibilizados desde o ano passado, no intuito de melhorar o atendimento ao cidadão. “O que está sendo feito no Triângulo Mineiro, reflete também em outras cidades e regiões de Minas. Em 2021, o Estado cumpriu com o gasto em Saúde que a constituição determina, um esforço enorme do governo, mas que fortalece o atendimento à população” destacou.