Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Secretaria de Meio Ambiente
Início do conteúdo da página

Secretaria de Meio Ambiente

Publicado: Quinta, 19 Dezembro 2019 10:45 | Última Atualização: Quinta, 19 Dezembro 2019 11:40

Secretário: Marinho Martins Severino Segundo.

Formação: Biólogo, pós-graduado em Gestão Ambiental – Perito Ambiental.

Data de nascimento: 26/05/1983.

Endereço Completo: Rua: José Pinto Valada S/N bairro Skaff, no Centro de Apoio ao Produtor Rural – Parque de Exposições Hugo Rodrigues da Cunha.

Telefone Oficial: (34) 3351-5818

Telefone de Plantão: (34) 99941-5425

Telefone Whatsapp: (34) 99108-9758

  • Histórico nesta profissão de secretário

A frente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente o Secretario Marinho, já desenvolveu várias ações de conscientização e preservação do meio ambiente. Destacamos o projeto de ampliação da coleta seletiva do lixo com educação ambiental nas escolas, blitzs ecológicas, reativação da usina de triagem de resíduos recicláveis de Sacramento e estruturação da nova Cooperativa de catadores de materiais recicláveis de Sacramento, criação do departamento de amparo aos animais de rua, revitalização do viveiro Municipal com distribuição de mudas, implantação do disque árvore, gestão dos resíduos de serviço de saúde e construção civil com destinação em aterro especial, e a mais importante ação que foi a implantação do Licenciamento Ambiental Municipal.

  • Função

Através de um trabalho sério, com responsabilidade, competência e uma equipe bem preparada prestar serviço de qualidade a população.

  • Missão

Prestar serviços ambientais focado na excelência, responsabilidade e honestidade, para um atendimento eficaz a toda população.

  • Objetivo

 Com ênfase no conhecimento trazer soluções aos problemas ambientais do Município e propiciar aos empreendedores e produtores rurais acesso aos serviços ambientais, além de contribuir para uma melhor qualidade de vida a toda população.

  • Ações realizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Secretaria de Meio Ambiente, de 2017 até a data atual, vem realizando diversas ações, entre doações de mudas, castrações e tratamentos a animais de rua, licenças ambientais, entre outras, sempre com o intuito de manter o equilíbrio entre a sociedade e o meio ambiente, com focos também no bem estar animal e auxilio ao empreendedor rural e urbano.

   Dentre as ações realizadas, destacam se algumas pré-dispostas nos tópicos abaixo.

  • Licenciamento Ambiental – Antes executado pela SUPRAM-TMAP em Uberlândia, cuja extrema demanda ocasiona na lentidão para a formalização da licença. Agora a Secretaria Municipal de Meio Ambiente desempenha a função com mais agilidade e assistência, sempre trabalhando para trazer mais qualidade e facilidade para os grandes e pequenos empreendedores. Já licenciamos mais de 300 empreendimentos entre empresas e propriedades rurais.

 

  • Amparo aos animais de rua – A Secretaria Municipal de Meio Ambiente conta com profissionais capacitados que em parceria estabelecida entre a Prefeitura e a Clínica Veterinária, amparam cães e gatos de rua, em casos de acidentes, maus tratos, abandono, castrações, medicações e doações de filhotes, sempre prezando pelo bemestar animal de nossa. Centenas de animais de rua já foram resgatados, tratados e/ou ganharam um lar (mais de 500 animais já foram atendidos).Com a implantação do CADS – Cadastro de Animais Domésticos de Sacramento, os animais são microchipados e castrados, e em caso de fuga ou abandono os mesmos são identificados e podem retornar aos seus donos. Além de campanhas de guarda responsável e contra os maus tratos aos animais.

 

  • Plantio e doação de mudas Durante estes dois anos e meio, centenas de mudas foram plantadas e áreas degradadas regeneradas. Mais de 10.000 (dez mil) mudas foram doadas para a população com o objetivo de conscientizar os moradores sobre a importância da preservação das áreas verdes e incentivar o plantio de mudas na zona urbana e rural.

 

  • Implantação de lixeiras – Foram implantadas dezenas de lixeiras nas praças e em pontos estratégicos da cidade com o objetivo de reduzir a quantidade de lixo urbano poluindo a cidade e também promover a educação ambiental. 

 

  • Educação ambiental sobre a Coleta Seletiva - Com a finalidade de explicar aos moradores a importância da separação correta dos tipos de lixos, sejam eles recicláveis, úmidos, hospitalares ou tóxicos para que sejam colocados nas lixeiras no dias corretos.

 

  • Panfletagem sobre Coleta Seletiva – Para facilitar a conscientização, foram impressos milhares de panfletos sobre os dias da coleta seletiva e posteriormente foram entregues aos moradores da cidade.

 

  • Realização de eventos em datas comemorativas – Diversos eventos, como gincanas, palestras e visitas a locais importantes são realizados nas escolas, em datas como “Dia da árvore”, “Dia da água”, “Semana Nacional do Meio Ambiente” entre outros com o objetivo de conscientização dos alunos das escolas municipais sobre a importância da economia de água, sustentabilidade, proteção ao meio ambiente e a necessidade dos plantios e manutenções de mudas. 

 

  • Criação de diversos projetos – Projetos como o “Disque Árvore” no qual o morador liga até a secretaria de Meio Ambiente, escolhe uma árvore de sua preferência e os profissionais da secretaria plantam no local de sua escolha, foram criados para incentivas e atender a necessidade da recomposição de flora no município, mantendo assim a cidade sempre verde e arborizada.

 

  • Reciclagem de resíduos de Construção Civil – Os resíduos são triturados e dessa forma se transformam em cascalho que está sendo reaproveitado na recuperação de estradas rurais, além de diminuir as áreas de entulho, geram economia para o município.

 

  • Reestruturação da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis, apoio aos catadores, além de construção de uma nova base com dois banheiros, copa e sala de escritório para atender a demanda administrativa da cooperativa.

 

  • Conselho Municipal de Meio Ambiente (CODEMA) - Apoio e subsídio, com reuniões mensais, vistorias, fiscalizações e informações técnicas relativas ao desenvolvimento ambiental do Município.

 

EQUIPE:

 

Fim do conteúdo da página