Secretário Estadual de Saúde discute aumento dos casos de Covid-19 com prefeitos da região

Publicado em: 13/01/2022 15:25

Segundo o Secretário Estadual de Saúde, a vacinação tem se mostrado eficiente para inibir quadros graves da doença.

Na manhã desta quinta-feira (13), o prefeito Wesley De Santi de Melo participou de uma videoconferência com o Secretário Estadual de Saúde, Dr. Fábio Baccherett, e outros líderes dos municípios da Microrregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, para tratar do aumento no número de casos de Covid-19.

De acordo com o Secretário de Saúde de Minas Gerais, é esperado que os municípios enfrentem o pico de contaminação da doença – ocasionada, em grande parte, pela variante ômicron – entre o final do mês de janeiro e início de fevereiro. Dr. Fábio Baccherett reitera, porém, que o súbito aumento de casos deve reduzir de maneira igualmente rápida.

“As projeções indicam que o estado atingirá cerca de 50 mil casos por dia pelas próximas semanas. Os números assustam, mas a vacinação tem se mostrado eficiente, observado os poucos registros de internações e mortes. Além disso, a gravidade do cenário atual é proporcionalmente menor do que a realidade vivida em março do ano passado, quando apenas uma pequena parcela da população estava vacinada” apontou o secretário.

Diante do aumento de infecções por Covid-19 e de outras doenças respiratórias, como influenza e pneumonia, as maiores preocupações relatadas pelas prefeituras consistem na escassez de testes e na vigente redução do corpo de funcionários da saúde, afastados por contaminação.

Sobre os testes, o Secretário Estadual de Saúde afirmou que Minas deve receber mais de 1 milhão de novos testes nos próximos dias para serem repassados aos municípios. Essa é uma carência urgente, pois a variante ômicron é muito mais transmissível, sendo importante identificar e isolar os transmissores e seus contatos.

Já quanto a limitação de servidores da saúde, Dr. Fábio Baccherett diz que, inevitavelmente, os serviços essenciais serão impactados pela nova onda da pandemia. Por isso, é importante descentralizar os atendimentos para não sobrecarregar ainda mais as unidades de saúde. Uma dessas medidas é a testagem fora de ambiente hospitalar, para que o paciente não busque atendimento só para esse fim. Outra medida, de orientação do Ministério da Saúde, é a redução do período de quarentena para quadros leves.

Mas o mais importante, segundo o Secretário Estadual de Saúde, é conscientizar a população sobre medidas de prevenção: uso de máscaras, isolamento em caso de sintomas e, principalmente, adesão à vacinação. Ele confirma que os poucos casos de Covid-19 presentes nas enfermarias e UTIs do estado correspondem a pessoas vacinadas com apenas uma dose e, em maior número, pessoas não vacinadas.